Please enable JavaScript
Serviços de Email Marketing pela Benchmark

Óleo do motor

09/06/2019

Você já deve ter escutado alguém dizer que o óleo do motor é um dos líquidos mais importantes do automóvel, certo? E não é para menos: ele serve para lubrificar, resfriar e limpar todas as peças do motor, sendo imprescindível para o funcionamento do carro.

O ideal é verificar o nível de óleo do motor frequentemente, uma vez que o prazo de troca desse fluido varia de modelo para modelo. No entanto, a troca é recomendada, em média, a cada 10 mil quilômetros ou de seis em seis meses — o que também pode variar de acordo com as condições a que o automóvel é submetido.

Tanto andar sem a quantidade certa de óleo quanto com ele vencido são práticas muito prejudiciais às peças do motor, pois os componentes vão se desgastando aos poucos até romperem, chegando ao pior dos cenários: um motor fundido. Nesse caso, pode ser necessário fazer a troca de todo o conjunto ou a retífica.

Fique atento a outros cuidados durante a troca do óleo do motor:

* Nunca misture óleos de propriedades diferentes, pois isso pode prejudicar a eficiência do líquido;
* Use o óleo sugerido pela montadora do seu carro, seguindo a mesma marca e classificação;
* Também é importante fazer a troca do filtro junto com a do óleo, pois é ele que impede a circulação de impurezas no motor.