Please enable JavaScript
Serviços de Email Marketing pela Benchmark

VW Sedan no Brasil - Final

13/11/2020

Anos 80

Apesar de ser conhecido no Brasil como Fusca desde os anos 50, só em 1984 veio o “batismo” oficial. Afinal, a essa altura, o carro mais popular do país não era conhecido por um outro nome. Mas a década de 80 também marca o final da produção do Fusca. Foi em 1986, quando a Volkswagen noticiou a descontinuidade do modelo e tocou fundo o coração de milhares de brasileiros. Era o fim de uma época não só no Brasil, mas em quase todo o mundo. Sob o signo da modernização, a Volkswagen investe em tecnologia e introduz sofisticados robôs em suas linhas de montagem. O produção do Fusca era extremamente manual para os anos 80 e o modelo não permitia o desenvolvimento de modelos derivados, o que se tornou uma característica dos carros mais modernos. Mas um dos fatores mais determinantes do fim do Fusca foi a grande queda em suas vendas, logo após a introdução da família BX (Gol, Voyage, Parati e Saveiro).

1982 - é lançado o Fusca 1300 com motor a álcool.

1983 - A linha de sedãs VW fica restrita aos modelos com motor 1300 que passam a se chamar, oficialmente,Fusca, e incorporam uma caixa de câmbio do tipo “Life-Time”, que dispensa a troca periódica de óleo lubrificante. Aquecimento interno, painel forrado, filtro de ar em banho de óleo e ignição eletrônica para os Fuscas com motor a álcool. De série, os Fuscas com motor a álcool têm carburadores e bomba de combustível com nova proteção anti-corrosiva, novo filtro a álcool, e válvulas termo-pneumáticas localizadas na entrada dos filtros de ar.

1984 - Desaparece o motor 1300 e surge um novo 1600, com pistões, cilindros e cabeçotes redesenhados, válvulas de escapamento maiores e novas câmaras de combustão que melhoram a queima da mistura ar/combustível. Novos freios a disco dianteiros e barra estabilizadora traseira. `Para comemorar o aniversário do Fusca, A VW lança o Série LOVE.

1985 - Para comemorar o lançamento do linha 85 uma série especial do Fusca passou a ser comercializada. Era um modelo produzido exclusivamente na cor Verde Cristalino metálica, com motor 1.6 a álcool, de dupla carburação.Na versão normal o acabamento interno ficou mais luxuosa.

1986 - O Fusca passou a ser oferecido com uma única versão a gasolina ou a álcool. Mais luxuosa, inclui entre outros itens painel de instrumento forrado, volante espumado e bancos reclináveis com apoio de cabeça,além de janelas laterais traseiras basculantes. Nesse ano o Fusca deixa de ser fabricado no Brasil.

Anos 90

O que parecia impossível aconteceu. Em 1993, a pedido do então presidente Itamar Franco, a Volkswagen volta a fabricar o Fusca. A ideia era combater o desemprego, estimular a produção de automóveis e oferecer uma alternativa popular de carro. Após oito meses de preparativos e investimentos de US$ 30 milhões, o Fusca estava de volta trazendo junto 800 novos empregos diretos, 24 mil indiretos e inovações que o faziam melhor do que o modelo retirado de linha sete anos antes. Vidros laminados, catalisador, barras estabilizadoras na traseira e na frente, pneus radiais, freio dianteiro a disco, reforço estrutural, cintos de segurança de três pontos são alguns exemplos de melhoras, sem falar nos avanços tecnológicos do processo produtivo. Para se ter uma ideia da volta do modelo ao mercado, basta ver sua lista de espera, formada por treze mil inscritos. No final do milênio, o Fusca surpreende mais uma vez. Depois de ser novamente retirado de linha em 96, volta em 98 completamente reformulado, tanto no projeto quanto na tecnologia arrojada, mais ajustada ao próximo milênio. Em pouco tempo, a mesma sensação causada, no passado, pelo carro do século já é revivida pelo Novo Fusca.

1998 - O New Beetle foi apresentado oficialmente no Salão de Detroit com uma versão para o público americano, produzida no México.

1999 - O Brasil começa a vender o New Beetle com motor 2.0. No mesmo ano foi divulgada a comercialização de 170 mil unidades em todo o mundo.

Agora só o México produzia o Fusca.

A ÚLTIMA LINHA DE PRODUÇÃO DO FUSCA FOI EM 30 DE JULHO DE 2003 NA FABRICA DA VW DE PUEBLA NO MÉXICO

 

Fonte: http://www.fuscaclube.com.br/vw-sedan-no-brasil/

Foto: Arquivo Becar Auto Peças - 1º Encontro Vinage Legal, promovido pelo Becar e VintageVolks Camaquã